Produção de minério de ferro da Vale aumenta 1,5% no 3º tri sobre 2015

21/10/2016:
Produção foi para 92,1 milhões de toneladas. Na comparação com o 2º tri, produção de minério de ferro avançou 6,1%.

Da Reuters

Pátio de minério da Vale, no complexo de Tubarão, espírito santo (Foto: Arquivo/ A Gazeta)

Pátio de minério da Vale, no complexo de Tubarão, Espírito Santo (Foto: Arquivo/ A Gazeta)

A Vale, maior produtora global de minério de ferro, afirmou nesta quinta-feira (20) que sua pro

dução de minério de ferro no 3º trimestre subiu 1,5% sobre um ano antes, para 92,1 milhões de toneladas, com a força das operações no Sistema Norte mais do que compensando reduções em outras áreas.

Na comparação com o segundo trimestre, a produção de minério de ferro da empresa avançou 6,1%.

No sistema Norte, Carajás, a maior mina da Vale, alcançou um recorde de produção de 38,7 milhões de toneladas, o que significou um aumento de 5,9% em relação ao segundo trimestre e aumento de 14,1% ante o mesmo período do ano passado.

"O aumento (em Carajás) deveu-se principalmente à melhor performance operacional de mina e usina, como resultado do retorno positivo de diversas iniciativas de aumento da produtividade da frota de transporte; à melhoria na disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos...", disse a companhia, citando ainda como fator a maior utilização de processamento a seco.

Seguindo a sua estratégia buscar melhores margens, a Vale reduziu ou paralisou algumas operações, incluindo o sistema Centro-Oeste.

No acumulado do ano, a produção de minério de ferro da Vale atingiu 256,46 milhões de toneladas, ligeira queda de 0,4% na comparação com o mesmo período de 2015, a despeito do impacto da ruptura da barragem de Fundão da Samarco, no complexo de Mariana, que afetou suas operações desde o final do ano passado.

Previsão
A mineradora Vale estimou preliminarmente que a sua produção em 2017 deverá ficar entre 360 milhões e 380 milhões de toneladas, segundo informação do relatório de produção do terceiro trimestre.

Esse volume projetado, acrescentou a Vale, ainda deverá ser ratificado no Valeday 2016, evento anual da companhia, após a conclusão do planejamento e aprovação pelo seu Conselho de Administração.

Já para 2016, a Vale afirmou que a estimativa é de uma oferta anual no limite inferior da faixa do guidance original de 340 milhões a 350 milhões de toneladas.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2016/10/producao-de-minerio-de-ferro-da-vale-aumenta-15-no-3o-tri-sobre-2015-20161020080504557567.html