Operação de últimas turbinas da hidrelétrica Santo Antônio deve começar nesta terça

03/01/2017:
Com isso, a hidrelétrica passa a estar completamente operacional, com 50 turbinas e cerca de 3,5 gigawatts em capacidade instalada.

Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia (Foto:  Beethoven Delano/Divulgação)

A hidrelétrica de Santo Antônio, que está sendo construída no rio Madeira, em Rondônia, recebeu autorização para iniciar a operação comercial de suas últimas seis unidades geradoras, que somam uma potência instalada total de 417,5 megawatts, segundo despacho publicado no Diário Oficial desta terça-feira (3).

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as turbinas devem entrar em operação comercial a partir desta terça-feira.

Com isso, a hidrelétrica passa a estar completamente operacional, com 50 turbinas e cerca de 3,5 gigawatts em capacidade instalada, quase nove anos após o início das obras, em setembro de 2008.

A usina, com investimentos totais estimados em cerca de R$ 20 bilhões, é uma das maiores hidrelétricas do Brasil e tem como principais acionistas a mineira Cemig e a estatal Furnas, da Eletrobras, além da Odebrecht Energia, da Andrade e Gutierrez Participações e do fundo de investimento Caixa Amazônia Energia, que tem como cotistas a Odebrecht Energia e o fundo de investimentos do Fundo de Garantia (FI-FGTS).

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/hidreletrica-santo-antonio-tem-aval-para-iniciar-operacao-de-ultimas-turbinas.ghtml

[ Voltar ]