Alepa celebra os 104 anos do Clube de Engenharia do Pará.

13 de Setembro, 2023 0 Por sengepa

De autoria do deputado Fábio Figueiras, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) realizou Sessão Especial na manhã desta segunda-feira (11.09), para celebrar os 104 anos do Clube de Engenharia do Pará (CEP). Fundado em 10 de junho de 1919, o CEP é uma das mais antigas entidades de classe precursora da engenharia não apenas no Pará, mas também a quarta do Brasil. Ao longo de sua história, o Clube de Engenharia tem sido um farol de excelência técnica, ética e responsabilidade social. A entidade tem a missão de ser uma corporação propulsora de atividades tecno-científicas, político-institucionais, tecnopolíticas e de gestão, que contribui para o progresso do Pará e do país como um todo.

Para o autor da Sessão Especial, deputado Fábio Figueiras, o Clube de Engenharia foi a primeira entidade que lutou pelos direitos dos engenheiros no Pará. “O Clube de Engenharia do Pará, uma instituição centenária, sempre batalhou pelos engenheiros do Pará. Muitas pessoas, associam a representatividade dos engenheiros, aqui no Pará, à engenharia civil, mas há muitas especializações na área da engenharia. A Universidade Federal do Pará (UFPA), conta com 13 cursos de engenharia. Isso mostra a representatividade do Clube de Engenharia do Pará. A atual gestão busca reconquistar a credibilidade da entidade”, afirma o deputado. “O Poder Legislativo está pronto a acreditar no Clube de Engenharia. É necessário ouvir o Clube de Engenharia, uma organização precursora da engenharia no Pará. A homenagem é merecidíssima”, completa ele.

O presidente do Clube de Engenharia do Pará, Paulo Cézar Affonso, agradeceu a Alepa pela homenagem. “Meus agradecimentos à Alepa, ao deputado Fábio Figueiras, pela homenagem. Temos muitos desafios, nossa gestão encontrou o clube de engenharia numa situação difícil, mas sei que será reerguido, pois temos pessoas com pensamento de mudança. Obrigada pelo reconhecimento”.

Benedito Ruy Cabral, Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Pará falou em nome dos homenageados. “Em nome de todos os nossos colegas que aqui estão, agradeço ao Parlamento pela lembrança. Registro meu carinho a todos do Clube de Engenharia do Pará. Minha gratidão à Casa de Leis, ao deputado Fábio Figueiras e também ao presidente da Alepa, deputado Chicão, pela celebração dos 104 anos do Clube de Engenharia. Os desafios serão vencidos e a engenharia paraense cada vez mais terá o seu destaque”, pontua Ruy Cabral.

Ao final da solenidade, 17 pessoas foram homenageadas com o Diploma de Homenagem Especial, entre elas, Eugênia Von Paungartten, presidente do SENGE-PA. A Sessão Especial também contou com a presença do vice-presidente do CEP, Paulo Fernando Vieira; Adriana Falconeri, presidente licenciada do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA); e demais integrantes do Clube de Engenharia do Pará.

Fonte: https://www.alepa.pa.gov.br/noticia/9524/