Hidrogênio Verde – SENGE-PA e agência alemã realizarão evento no dia 28 de maio.

17 de Abril, 2024 0 Por Ascom

No destaque, Eugênia Von Paumgartten (à direita), presidente do SENGE-PA e Hito Braga (à esquerda), professor da UFPA, fazem convite ao Governo do Estado do Pará para participação no evento. Os engenheiros representantes de entidades organizadores do evento foram recebidos pela vice-governadora, Hanna Ghassan (centro).

A busca por soluções sustentáveis para enfrentar as mudanças climáticas ganha destaque com a chegada de evento com referência do projeto H2Brasil ao estado do Pará. A iniciativa, parte da Cooperação Brasil-Alemanha pelo Desenvolvimento Sustentável e implementada pela renomada agência alemã de cooperação internacional Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, promete transformar realidades locais e alinhar-se às metas internacionais acordadas pelo Brasil em diversos fóruns.

O evento “Hidrogênio Verde e a Descarbonização da Economia: Possibilidades para o Estado do Pará”, marcado para o dia 28 de maio, é resultado da parceria entre a GIZ, o Ministério de Minas e Energia e o financiamento do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), juntamente com entidades como o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Pará (SENGE-PA), a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

O Hidrogênio Verde, tema central do evento, desponta como uma solução fundamental diante da urgência global de combate às mudanças climáticas. O projeto visa apresentar as oportunidades de uso e as iniciativas que impulsionam uma transição energética justa no Estado do Pará.

Além de promover o Hidrogênio Verde como uma fonte de energia promissora e eco-friendly, a GIZ investe na capacitação técnica de profissionais brasileiros. Através de programas de treinamento e intercâmbio, a agência busca fortalecer as capacidades locais nas áreas de meio ambiente, energia e desenvolvimento sustentável, capacitando uma nova geração de líderes comprometidos com a agenda ambiental.

A agência também desempenha um papel fundamental na facilitação de oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima no Brasil. Parcerias com instituições financeiras internacionais, governos e o setor privado visam mobilizar recursos para projetos que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.

Com uma abordagem integrada e colaborativa, a atuação da GIZ no Brasil abrange uma variedade de iniciativas voltadas para a promoção das energias renováveis, eficiência energética, conservação ambiental, formação técnica, transformação urbana e financiamento climático. As inscrições para o evento começam na próxima segunda-feira (22). A participação é gratuita, porém as vagas são limitadas. Garanta a sua!