XII Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse) – SENGE-PA esteve representado por Eugênia Paumgartten.

27 de Setembro, 2024 0 Por Ascom

A diretora do SENGE-PA esteve presente nos 17, 18 e 19 de setembro, no XII Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse), em São Paulo. Com a temática “Valorização profissional, desenvolvimento nacional e fortalecimento sindical em debate”, a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) realizou o congresso que reuniu profissionais, lideranças e autoridades de todo o país.

Durante o congresso a categoria colocou em pauta temas cruciais como a Engenharia de Manutenção no contexto da adaptação das cidades aos eventos extremos, o mercado de trabalho e a inteligência artificial e a busca por avanço tecnológico e sustentabilidade na agropecuária. O evento ainda abordou os desafios do movimento sindical para assegurar custeio a sua atuação e representatividade.

No dia 18/08, Eugênia Pumgartten participou como coordenadora do painel “Inteligência artificial, engenharia e mercado de trabalho”, ao lado dos dirigentes Sebastião Fonseca (AC), Marcos Camoeiras (RR).

O tema foi abordado por Marcelo Zuffo, presidente do Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP), que foi categórico em defender a utilização da inteligência artificial pelos profissionais que são, conforme afirmou, os seus criadores. “Os grandes dilemas brasileiros podem ser resolvidos pela engenharia com auxílio da IA. Não há risco de desemprego para engenheiros causado por ela”, enfatizou.

Confira: https://www.fne.org.br/index.php/todas-as-noticias/7202-inteligencia-artificial-engenharia-e-mercado-de-trabalho?fbclid=IwY2xjawFhLThleHRuA2FlbQIxMQABHS3AvGQCUQ5zQfi-tNwuYdCuXbe8dcRX_rAwY2Z_CWOCSHmzqsceEEJ3_A_aem_DALuBVqgMJURsNmy_vgj2w

A XII edição do Conse também celebrou os 60 anos da FNE, completados em 25 de fevereiro de 2024.

Eugênia também figurou entre as lideranças sindicais com depoimento no livro “FNE: 60 anos em defesa da engenharia, dos profissionais e do desenvolvimento” sobre a importância da FNE para os engenheiros e para a engenharia brasileira, lançado na sessão de abertura do XII Conse.

Com informações – Comunicação FNE e comunicação Seesp