Links dos Materiais de Apresentação:
Marcos Costa:
– H2Brasil
Hito Braga:
– Hidrogênio Verde Possibilidades dos portos do Estado do Pará para a nova realidade
Daniel Sobrinho:
– Workshop Hidrogênio Verde
André Leão:
– Transição Energética Mundial para o Hidrogênio Verde
Wilton Marcello:
– Estado do Pará Oportunidade de Negócios
Emília Tostes
– Processo de transição – Promovendo a descarbonização dos transportes
Marcos Costa
GIZ
Marcos de Oliveira Costa, formado em Engenharia de Automação e Controle
pela Universidade Paulista – UNIP, possui Mestrado em Sistemas Mecatrônicos
pela UnB – Universidade de Brasília, MBA Executivo em Petróleo e Gás e
Especialização em Eficiência Energética (EUREM) esta última pela UFRJ.
Entre 2009 e 2013 foi Coordenador de Cooperação Tecnológica da
SETEC/MCTI – Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, tendo trabalhado na
área de Gestão de Políticas Públicas de PD&I nos temas de Energias
Renováveis (solar, eólica, biomassa), Processos Avançados de Conversão de
Energia, Smart Grids, Biocombustíveis, Eficiência Energética e Mobilidade
Elétrica.
Desde 2013 trabalha para a Deutsche Gesellschaft für Internationale
Zusammenarbeit (GIZ)GmbH no Brasil. Atuou como Assessor Técnico no
Projeto de Energia Solar Concentrada DKTI-CSP e Promob-e sobre Mobilidade
Elétrica. Entre janeiro de 2019 a outubro de 2022, foi Diretor Adjunto além de
Coordenar as Componentes de Articulação Setorial e Plantas Piloto do Projeto
IKI – Combustíveis Alternativos sem impactos Climáticos – ProQR. Desde
novembro de 2022 Coordena a frente de trabalho Alavancagem de Mercado do
Projeto H2 Brasil.
Temário: O projeto H2 Brasil
Wilton Marcello
SEDEME
Wilton Marcello Santos Teixeira
Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2006). Atualmente é Diretor de projetos de concessões públicas dos órgãos e entidades da Administração Pública do Estado do Pará, cabendo sugerir modelos de parcerias que melhor atendam ao interesse público, encaminhar, quando couber, ao Conselho Gestor de Parceria Público Privada, estudos e/ou projetos para análise ou coordenar, analisar ou indicar a necessidade de elaboração de Procedimento de Manifestação de Interesse Privado.
Temário: Estado do Pará oportunidade de negócios
André Leão
CEO da Power Systems Innovations (PSI) e Pesquisador do Grupo de Sistemas de Energia e Inovação (GSEI) da UFPA
Mestre em Sistemas Elétricos de Potência (2021) e Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2000). Atuou como Professor Bacharelado na Escola Técnica Estadual Magalhães Barata desenvolvendo também projetos educacionais nas áreas de Instalações Elétricas, Máquinas Elétricas e Mobilidade Elétrica, além de realizar ministrar Cursos de capacitação nos Temas Geração Fotovoltaica e Partidas de Motores Elétricos. Atualmente esta em fase de conclusão de seu Doutorado no Programa de Pró-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPA, sendo Pesquisador do Grupo de Sistemas Elétricos e Inovação (GSEI), onde realiza pesquisas nas áreas de Proteção, Sistemas de Geração Distribuída, Tecnologias Energéticas Emergentes, Armazenamento Energético e Hidrogênio Verde. Recentemente tornou-se sócio e CEO da startup Power Systems Innovations (PSI)
Temário: O Pará é o melhor lugar do mundo para a Produção de Hidrogenio Verde
Emília Tostes
UFPA
Engenheira Eletricista pela Universidade Federal do Pará (1987), mestre (1992) e doutora (2003) pelo programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE da Universidade Federal do Pará – UFPA. Professora da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará/UFPA, onde ingressou em 1993. Professora Titular da UFPA deste 2018. Ocupou vários cargos de direção e vice direção da faculdade entre outras ações administrativas na UFPA, onde pode-se citar nos últimos anos: -diretora do Instituto de Tecnologia da UFPA de 2010 a 2014; – Coordenadora do programa de pós-graduação em engenharia elétrica – PPGEE/ UFPA de 2018 a 2021; e – Atualmente é coordenadora e pesquisadora do CEAMAZON – Centro de Eficiência Energética da Amazônia. Na graduação orientou 74 Trabalhos de conclusão de curso na formação em engenharia elétrica e 69 discentes em iniciação científica nas áreas de engenharia elétrica e mecânica. Na pós-graduação, orientou 50 dissertações de mestrado e 20 teses de doutorado entre os programas de pós-graduação em engenharia elétrica e arquitetura e urbanismo da UFPA. Possui conhecimentos em Sistemas Motrizes, Eficiência Energética, Qualidade da Energia Elétrica, Mobilidade Elétrica e Sistemas de distribuição de energia elétrica. Orienta mestrado e doutorado em engenharia elétrica. Coordena e participa de vários projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) relacionados à Eficiência Energética, Qualidade da Energia Elétrica e Mobilidade Elétrica.
Temário: Setor veicular: Processo de transição – Promovendo a descarbonização dos transportes
Hito Braga
UFPA
Engenheiro Civil pela UFPA, Especialista em Engenharia Naval pela UFRJ, Mestre em Engenharia Naval e Oceânica pela COPPE/UFRJ, Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela COPPE/UFRJ e Pós Doutor em Engenharia Naval pela Universidade de Southampton na Inglaterra. Atualmente ocupo o cargo de Diretor Geral do Instituto de Tecnologia da UFPA.
Temário: Hidrogênio Verde: Possibilidades dos portos do Estado do Pará para a nova realidade
Daniel Sobrinho
ABSOLAR
Engenheiro eletricista pela universidade federal do Pará e possui MBA em gestão empresarial pela fundação Getúlio Vargas e especialização em distribuição de energia elétrica pela Eletrobrás. Trabalhou 25 anos na Celpa, hoje equatorial Pará ocupando diversas gerencias e foi 7 anos diretor de operações da ENDICON engenharia. Atualmente é sócio e CEO da DSE Engenharia, coordenador estadual da associação brasileira de energia solar fotovoltaica (Absolar), diretor 1º tesoureiro da federação das indústrias do estado do Pará (Fiepa), conselheiro fiscal do sindicato da indústria da construção do estado do Pará (SINDUSCON PA), e membro da comissão de meio ambiente da câmara nacional da indústria da construção (CBIC). em sua trajetória, foi conselheiro federal e diretor do conselho federal de engenharia e agronomia (Confea) presidente do clube de engenharia do Pará por 3 mandatos, conselheiro do Crea PA por diversos mandatos e diretor financeiro da mútua caixa de assistência dos profissionais do sistema Confea Crea.